top of page
Film Slate Marcador
Câmera de vídeo

INVENTAR A VIDA, VIVER A ARTE

Ao passo que o filme da vida perfazia os anos, o Comunicurtas estabeleceu novos engajamentos sociais e estéticos a partir de 2014 sob a coordenação do professor, produtor e cineasta Hipólito Lucena. O destaque maior desses incrementos, entre oficinas profissionalizantes e contínuas ações de produção audiovisual, destarte para o movimento “Cinema Instantâneo”, diversos webinários, a mostra Tropiqueers e o Comunicurtas Itinerante.

imagem_2023-12-10_182046636.png

• A mostra Tropiqueers contempla produções independentes ou de coletivos, com temáticas voltadas às questões de    gênero, sexualidade, raça, etnia e territorialidades.

• O Comunicurtas Itinerante percorreu várias cidades e localidades - Lagoa Seca, Remígio, Taperoá, Umbuzeiro, Ingá, Queimadas, Comunidade da Ramadinha -, levando filmes e oficinas, produzindo diálogos e novos acesso ao cinema para públicos diversos.

 

• O Movimento Cinema Instantâneo (C.I.), teve início em agosto de 2018 e já conta com um portfólio de 21 filmes. Trata-se de uma proposta de auto aprendizado, resistência e experimentação da produção audiovisual. Aspectos como coletividade, tradução intersemiótica e um pujante dialogismo local, tem levado às telas produções premiadas realizadas em vários estados brasileiros, para festivais e mostra no Brasil e no exterior. Além dos filmes, o Movimento Cinema Instantâneo realiza ações de formação por meio de oficinas, cursos e seminários.

PORQUE O FESTIVAL

O Festival tem como prioridade oferecer aos profissionais envolvidos nas práticas audiovisuais como: Cinema, publicidade e telejornalismo, a abertura necessária para a divulgação de suas produções criativas. Com uma vasta programação que inclui mostras competitivas e pedagógicas, exposições, mesas-redondas, debates, oficinas e rodadas de negócios.

No decorrer dos anos o Comunicurtas experimentou vários outros formatos e tentativas com erros e acertos, até chegar aos 17 anos, mais compromissado com a realidade social e com sua missão, além de ampliar-se enquanto festival para mais que ser apenas um evento local. Uma multidão de pessoas, de filmes, de colaboradores e afinidades eletivas moldaram um festival pujante, criativo, agregador e constantemente aberto. Recriando o próprio locus a partir de constantes interações e descobertas.

O projeto Comunicurtas Itinerante, é uma importante ação derivada do Festival onde temos levado a diversas cidades paraibanas uma experiência com o audiovisual. Já realizamos O Comunicurtas Itinerante para as cidades de Lagoa Seca, Remígio, Queimadas, Umbuzeiro, Ingá, Taperoá, Cabaceiras, Catolé do Rocha, bem como para comunidades periféricas de Campina Grande, além da Feira Central de Campina Grande. Assim estaremos realizando a 18ª edição do Festival Audiovisual Internacional de Campina Grande - Comunicurtas.

bottom of page